Gerenciar as escolas da rede pública estadual em tempo real para garantir uma educação plena aos estudantes baianos. Este é o foco do Sistema de Gestão Escolar que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vai implantar na rede a partir do início do ano letivo de 2010. O sistema que será adotado é o mesmo aplicado, com sucesso, no Espírito Santo, cujo governo está cedendo o direito de uso para a Bahia.

A cessão do direito de uso gratuito de sistemas relacionados à educação pública será assinada pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, e pelos secretários estaduais da Educação Osvaldo Barreto (Bahia) e Haroldo Correa Rocha (Espírito Santo), nesta terça-feira (27), às 10h, em solenidade na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia).

Também vão assinar o documento, o presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Elias de Oliveira Sampaio, e o presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado do Espírito Santo (Prodest), Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

O Sistema permite o gerenciamento da escola em tempo real, o que inclui monitorar o desempenho dos alunos, com suas notas e freqüência, e também todo o banco de dados de recursos humanos lotados na escola, ou seja, o acompanhamento dos professores e funcionários.

Além disso, vai ser possível fazer um melhor controle da merenda, do transporte escolar e da infraestrutura física das escolas. “A implantação desse sistema se insere na política de fortalecimento da escola”, afirma o secretário estadual da Educação, explicando que “o objetivo é acompanhar e monitorar o dia a dia de cada escola, para atender às demandas prontamente, fazer as correções necessárias com rapidez e garantir o pleno funcionamento da escola”.

O Sistema também vai permitir a integração das 1.640 escolas da rede estadual, com monitoramento diário de mais de 60 mil servidores, sendo 43 mil professores e um contingente de aproximadamente 1, 3 milhão de estudantes.