Os cotistas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) têm nova chance de concorrer a bolsas de iniciação científica dentro do programa de fomento a pesquisa sobre Hierarquias Raciais, Africanidades e Cultura Negra na Bahia. Com o edital 059/2009, a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) abriu novas vagas para estudantes que ingressaram no ensino superior pelo sistema de cotas raciais.

As inscrições podem ser postadas nos correios até 14 deste mês, ou entregues pessoalmente até o dia 16, com formulário e ficha de inscrição disponíveis nos sites www.sepromi.ba.gov.br e www.ppg.uneb.br. A íntegra do edital está disponível no site www.sepromi.ba.gov.br/editais.

Lançado graças ao convênio firmado entre a Sepromi e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), o edital visa estimular a permanência qualificada do cotista no ensino superior. Da parceria, resultou o projeto Qualificando a Permanência de Estudantes Cotistas na Uneb, que implica na concessão de bolsas de iniciação científica para alunos pesquisadores. Estes deverão desenvolver estudos que considerem as interseções com as dimensões de gênero, sexualidade, geração e território.

O objetivo é contribuir para a ampliação e sistematização dos conhecimentos sobre o funcionamento das políticas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas, bem como de temas correlatos relativos às populações negras na Bahia. Outra proposta é o incentivo à prática da investigação sistemática, a constituição e consolidação de grupos de pesquisa na Uneb, com temas relativos às experiências de populações negras.

O ensino de história e cultura afrobrasileira, que é foco da Lei 10.639/03, é um dos subtemas previstos no edital, que possibilitará ainda estudos sobre ações afirmativas para populações negras, cultura e memória afrobaiana e brasileira, relações e hierarquias raciais e de gênero. A consolidação do projeto implicará também na realização de várias atividades, entre as quais um seminário sobre a temática principal do edital.