Valorizar o profissional de educação básica, por meio da oferta de formação inicial nas diversas áreas do conhecimento, dando uma nova perspectiva ao ensino público. Esse é o objetivo do Programa de Formação Inicial de Professores da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que terá aula inaugural às 9h desta quinta-feira (22), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A aula será transmitida por videoconferência, com palestras do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, do reitor da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), Abel Rebouças, e do diretor geral do IAT, Penildon Silva Filho.

Com mais de 29 mil vagas de formação inicial ofertadas este ano, a SEC tem o maior programa de formação superior de professores do país. Serão aproximadamente 60 mil vagas até 2011. A medida visa a atender à determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de que todo professor tem que ser licenciado.

Segundo Penildon Filho, as vagas irão valorizar a categoria e dar novas oportunidades. “A Bahia é um estado grande e não teve, por muitas décadas, uma prioridade para a educação. Temos, agora, um compromisso não apenas com a formação e valorização dos educadores da rede estadual, por isso, 90% do saldo de vagas oferecidas são destinados aos professores das redes municipais”.

O programa é uma parceria com o Ministério da Educação, por meio da Plataforma Paulo Freire. Os cursos são coordenados pelo IAT e ofertados pelas universidades públicas federais e estaduais.

A Uesb e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) serão as primeiras instituições a iniciar as aulas dos cursos de licenciatura, na modalidade presencial, ofertados em 2009.2, pela Plataforma Paulo Freire. Mas ainda este ano também vão ministrar aulas, as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e de Santa Cruz (Uesc) e a Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).