Em cerimônia realizada no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o Projeto Leituração, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira, recebeu o Prêmio Nacional Vivaleitura 2009, na categoria Biblioteca.

Focados em valores da Bahia, o projeto tem o objetivo de aumentar e melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, além de valorizar o livro como instrumento cultural e de apoio à criação e produção de obras literárias.

O troféu recebido pelo Leituração é um grande incentivo para a continuidade do trabalho que se amplia com o Leituração na Educação Prisional, Leituração Quilombola e, em 2010, será realizado o Leituração Indígena, valorizando as culturas brasileiras, afirmou o diretor de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Ricardo Andrade.  “O IAT é hoje, no Brasil, o único centro de formação de professores atuante, mantido por uma secretaria estadual da Educação. A Bahia está de parabéns por esse projeto, que representa o esforço do órgão em implementar, de forma significativa, a difusão da leitura”, afirma a coordenadora do Prêmio Vivaleitura – Brasil, Lourdes Atié.

Na Escola Estadual Sátiro Dias, no bairro da Pituba, será realizada, nesta terça-feira (27), mais uma etapa do projeto Leituração para incentivar a leitura dos alunos, por meio de linguagens diversas como artes plásticas, histórias em quadrinhos, danças, cordel, teatro, entre outros.

Este ano, o projeto Leituração vai homenagear o escritor baiano, Jorge Amado. As obras Capitães da Areia e A Morte de Quincas Berro D’Água, de autoria do escritor, são os enfoques do projeto. “É uma atividade diferente para os alunos, já que, utilizando uma nova abordagem de leitura, eles passam a conhecer as histórias de personalidades culturais que fizeram história na Bahia”, explica a coordenadora do projeto na Sátiro Dias, também professora da disciplina Português, Abigail Quinteiro.

Peças de teatro, apresentações de dança e rap, todas focadas nas obras de Jorge Amado, fazem parte da programação do evento. Além disso, os jovens vão lançar um livro com releituras de poesias do escritor.