Ao invés do tradicional ambiente das salas de aulas, 20 estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino foram a campo aprender sobre o meio ambiente. Em uma trilha pedagógica de um quilômetro, dentro do Parque Metropolitano de Pituaçu, os alunos receberam orientações sobre vegetação, clima, animais e atividades predatórias.

A estudante Renata Ramos aprovou a aula ambiental. “A gente vivenciou, observou a natureza como ela realmente é, e não como mostram os livros e as ilustrações. Aprendi a respeitar mais o meio ambiente, os animais, as plantas. Foi muito legal”.

A visita integrou a primeira edição do projeto Ecotrilha, uma iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) em parceria com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). A ação visa, sobretudo, apresentar alternativas à rede pública de ensino para o fomento da conscientização ambiental em crianças e adolescentes.

“Nós entendemos que a grande arma contra a agressão à natureza é a educação ambiental. Por isso, aproveitamos o maior trecho remanescente de Mata Atlântica de Salvador, em Pituaçu, para fazer das crianças difusoras de conhecimentos ecológicos”, explicou o comandante da Coppa, major Machado.