A 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta nesta terça-feira (20) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), contou com a abertura do sociólogo Ildes Ferreira. Segundo ele, a difusão e o investimento em ciência superam, hoje, a antiga prática de classes dominantes de restringir o conhecimento, transformando-se em importantes fatores para o desenvolvimento, geração de emprego e renda e captação de divisas para o Brasil.

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia prosseguem até sexta-feira (23) com o apoio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a coordenação do Ministério de Ciência e Tecnologia. Em paralelo, é realizado o 13º Seminário de Iniciação Científica que expõe e discute trabalhos de estudantes. A programação pode ser conferida no portal www.uefs.br, seção Notícias.

Para exemplificar a importância dos investimentos em ciência e tecnologia, Ferreira salientou que as exportações brasileiras foram triplicadas entre 1997 e 2007 em função do valor agregado de produtos, possibilitado pela aplicação de recursos da ciência e tecnologia. Sobre a democratização do conhecimento no Brasil, ele citou que houve conquistas e avanços. “Mas ainda há muito a se fazer para completa extinção de antigas práticas de amarras históricas e do padrão seletivo de pequenos grupos e interesses”.

Ferreira elogiou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia elaborada pela universidade. Ele é professor da Uefs, dirigente do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.

O reitor José Carlos Barreto de Santana citou os investimentos da Uefs para a difusão da Ciência, como os novos equipamentos do Observatório Astronômico Antares. Agora, com o Parque Espacial e o Parque dos Dinossauros, o espaço desperta a atenção de toda a comunidade, em especial professores e estudantes de diversos municípios. Barreto elogiou o empenho de funcionários, alunos e professores da Universidade neste processo de democratização do conhecimento.