Para despertar o interesse de jovens estudantes pela carreira científica, disseminar a Física e a contribuição dela para o mundo atual, o Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove, a partir desta segunda-feira (5), a 12ª Semana de Física de Feira de Santana. O evento, que prossegue até sexta-feira (9), foi iniciado com a palestra Grandes Experimentos na Fronteira da Física, proferida pelo professor doutor Ademarlaudo Barbosa, membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro.

Barbosa apresentou uma pesquisa feita pelo CBPF sobre os neutrinos, partículas subatômicas que são produzidas pelas estrelas e estão em grande número nos reatores nucleares. “A Semana de Física é uma oportunidade de levar informações para a comunidade acadêmica sobre pesquisas em desenvolvimento, além de desenvolver no estudante uma percepção do que é a pesquisa, e motivá-lo a continuar pesquisando”.

O coordenador do evento, Juan Alberto Cruz, mostrou-se satisfeito com o número de inscritos nesta 12ª Semana de Física, que superou a expectativa. Ele acredita que essa superação se deu pela forma como foi organizado o trabalho, oferecendo palestras com visitantes nos três dias, além de minicursos e oficinas atrativas para todos.

Para Cruz, a semana é importante tanto pela divulgação de pesquisas como pela criação de mecanismos para estreitar a relação entre cientistas, sua produção e a comunidade.