A voz doce e o balanço da musicalidade da cantora baiana Mariene de Castro marcaram a abertura oficial das Olimpíadas do Servidor 2009, neste sábado (3). O evento levou ao estádio de Pituaçu, em Salvador, cerca de 2,3 mil funcionários públicos de 23 secretarias estaduais, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Lauro de Freitas.

A competição, que já está em sua 12ª edição, também contou com a presença de autoridades como o governador Jaques Wagner, os secretários da Administração, Manoel Vitório, do Planejamento, Walter Pinheiro, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, da Saúde, Jorge Solla, e o diretor-geral da Superientendência de Deportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Notato Tavares (Bobô). Mariene de Castro subiu ao palco cantando seu irreverente samba de roda e emocionou muitos servidores. Ela interpretou músicas tradicionais do ritmo que caracteriza a riqueza cultural do recôncavo baiano e levou o público a reproduzir alguns refrões.

Para o servidor Adelson Almeida, a participação dele é uma forma de quebrar o estresse do trabalho. “É ótimo este evento. Temos a oportunidade de trazermos a família para nos ver participar, se divertir", disse. As olimpíadas prosseguem até o dia 30 de outubro, quando acontece a entrega dos troféus e medalhas, em cerimônia na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), na Rua Carlos Gomes.

Este ano os atletas disputarão modalidades esportivas de atletismo, futebol de campo, futsal, basquetebol, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia, beach soccer, além de jogos de salão (futebol totó, tênis de mesa, biriba, dama, dominó, xadrez e sinuca). Além de organizar a olimpíada, o Governo do Estado, através de suas secretarias, deu todo apoio aos participantes disponibilizando espaços e transporte para treinos ao longo do mês de setembro, além do uniforme completo para as equipes.

“Espero que esta Olimpíada seja um momento de encontro, não só de colegas de trabalho, mas de amigos e de caminhada deste ato nobre que é servir ao povo baiano”, declarou o governador, que ao som do Hino Nacional, executado pela banda da PM, hasteou a bandeira do Brasil, ao lado do secretário da Administração e do presidente da Afpeb, Armando Campos, que hastearam as bandeiras da Bahia e da Olimpíada, respectivamente.

“O esporte tem grande poder de integração e a Olimpíada do Servidor vem coroar todo um esforço deste Governo em prol da valorização do servidor público”, afirmou o secretário da Administração. Segundo o diretor-geral da Sudesb, a participação estadual é um avanço. “É uma forma de incentivarmos a prática esportiva e mostrar a importância do esporte como busca pela qualidade de vida”, enfatizou.

A Olimpíada do Servidor 2009 é uma promoção conjunta das Secretarias da Administração e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por intermédio da Sudesb, e da Afpeb. Conta ainda com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, município onde fica a sede esportiva da Afpeb, local de encerramento dos jogos.