A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) concluiu no final de semana (24 e 25) o curso de arbitragem que realizou em Nova Soure, a 225 quilômetros de Salvador. O curso contou com a participação de 50 participantes do município e de cidades vizinhas.

Além de árbitros da região, diversos jovens interessados em seguir a profissão lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de Nova Soure para acompanhar as palestras, que foram ministradas pelo professor de Educação Física, ex-árbitro e coordenador técnico da Sudesb, Hildebrando Patriarca dos Santos Filho (professor Lembrança), e organizadas pela equipe de excelência da Sudesb, que teve à frente o coordenador do setor, Sinval Vieira.

Entre os presentes no auditório, destaque para algumas mulheres interessadas em seguir a profissão que há pouco tempo era restrita apenas aos homens. A árbitra de Nova Soure, Jaqueline Souza, 20 anos, afirmou que pratica futebol desde os nove anos e há algum tempo vem apitando campeonatos locais.

“Como nunca tomei curso e o que sei decorre da prática e dos ensinamentos e incentivo do meu pai, que tem uma escolinha de futebol na cidade, esse curso me ajudou bastante, trazendo fundamentos até então desconhecidos, que certamente terão muita utilidade no meu futuro”, disse Jaqueline.

Autoridades locais também acompanharam as palestras e no final do curso fizeram questão de contemplar os organizadores e exaltar o valor desse tipo de ação do Estado.

“Esse curso é de extrema importância para oportunizar novos conhecimentos e possibilitar a ascensão da juventude que sonha em seguir esse caminho. Temos hoje, oficialmente, 15 árbitros na cidade, mas existem ainda vários tentando galgar espaço”, destacou o prefeito de Nova Soure, José Arivaldo Soares.

Curso para treinadores em Cipó

A Sudesb vem desenvolvendo também no interior baiano cursos para treinadores de futebol, professores iniciantes e monitores. No final de semana, a cidade contemplada foi Cipó, a 245 quilômetros de Salvador, que reuniu moradores da região. Interessados em se qualificar na profissão, os cipoenses marcaram presença no auditório da Câmara de Vereadores durante o curso.

Entre os inscritos estavam professores de Educação Física, treinadores de futebol e jovens interessados em descobrir uma nova carreira.