Publicada às 16h40

Atualizada às 17h20

Deve chegar a Salvador nesta quinta-feira (29) o velejador francês Alexandre Scrizzi, a bordo do veleiro Phoenix, que se afastou da rota da 17ª Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 2009. O barco encontra-se no través de Ilhéus, no litoral Sul da Bahia. Scrizzi foi localizado por uma aeronave da FAB e está sendo escoltado a Salvador por uma embarcação da Marinha do Brasil.

O velejador era esperado em Salvador nesta terça-feira (27). Diante da demora, e na ausência de contatos por rádio, o comitê francês Grand Pavois Organisation (GPO) contratou um avião para a busca. A Marinha Brasileira e a Aeronáutica também foram acionados pelo GT Náutico da Bahia. Um avião Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) localizou a embarcação seguindo rumo a Abrolhos e o navio patrulha Gravataí da Marinha Brasileira seguiu em direção à região para fazer o resgate.

A organização do evento e o Governo da Bahia tomaram todas as medidas necessárias para chegar à embarcação, obter o máximo de informações possíveis e garantir a segurança do velejador francês que perdeu a rota.

Acompanhe a operação de resgate:

3h (hora de Brasília) – O equipamento que emite sinal à central de controle da regata informou que o caminho tomado pele veleiro Phoenix não era o correto.

10h – O comitê francês Grand Pavois Organisation (GPO) decidiu fretar uma aeronave para sobrevoar o local onde estava o barco.

12h30 – O avião fretado pelo GPO decolou da base aérea de Salvador levando uma equipe de busca composta por um diretor da classe Mini, um médico clínico-geral, um piloto e um co-piloto.

15h – Um navio patrulha da Marinha Brasileira partiu de Salvador em direção ao litoral Sul da Bahia, levando a bordo o velejador francês Yves Niort, que fala português fluente, para facilitar a comunicação com Alexandre Scrizzi. Niort, durante o período da regata, foi contratado pela Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb) para ser o elo de ligação com o GPO.

15h – Um avião Bandeirante de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB) decola da base área de Salvador para sobrevoar a área onde se encontra o veleiro Phoenix.

15h30 – O avião da FAB faz a primeira comunicação com a base aérea de Salvador. O barco está com a vela de vento largo içada. O avião avistou uma silhueta no barco, entretanto não foi possível confirmar se era o velejador Alexandre Scrizzi. Apesar das tentativas de comunicação feitas via rádio e os repetidos sobrevoos no local, a aeronave da FAB não recebeu nenhum sinal vindo do veleiro Phoenix.

16h – O veleiro Phoenix continuou seguindo no mesmo rumo (202º). A velocidade registrada foi de 9,37 nós.

18h – O veleiro de Alexandre Scrizzi foi localizado pelo navio patrulha Gravataí. O navio da Marinha acompanhará o velejador até a costa. A previsão de chegada é na quinta-feira (29). Segundo contato, o velejador se perdeu devido a falha no sistema de navegação do veleiro.