Um termo de cooperação técnica foi firmado entre a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) para a concretização de ações conjuntas voltadas ao campeonato mundial de futebol em 2014.

O ato aconteceu durante visita do secretário Ney Campello, na segunda-feira (19), à sede da Prodeb para conhecer a infraestrutura tecnológica e de consultoria em TIC da empresa. De imediato foram definidas duas ações – a criação do primeiro web site da Secopa e a disponibilização de projetos da Prodeb."Necessitamos da presença da Prodeb neste nascedouro para que possamos criar uma modelagem em tecnologia da informação e assegurar a nossa capacidade de integração entre as várias secretarias que atuarão em conjunto para a Copa do Mundo", explicou Campello.

Segundo o presidente da Prodeb, Elias Sampaio, a empresa está capacitada para gerenciar projetos de todas as complexidades, garantindo o cumprimento do escopo, prazo e custo com qualidade. "Nós trabalhamos com uma metodologia orientada pelo PMBOK e contamos com o apoio de ferramenta específica e de consultores certificados".

O Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) é um conjunto de práticas em gerência de projetos levantado pelo Project Management Institute (PMI). A Secopa, de acordo com Campello, se caracteriza pelo viés da gestão, articulando ações de várias secretarias sistêmicas para a Copa como Turismo, Desenvolvimento Urbano, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Segurança Pública, Saúde, Meio Ambiente, entre outras.

O secretário afirmou que é preciso uma interface com a Prodeb para identificar as necessidades em TIC para o monitoramento e a articulação das várias ações que vão acontecer nos próximos quatro anos. "Para realizar tudo, precisamos de aporte tecnológico, que deverá acontecer a partir da assinatura termo de cooperação entre a Secopa e a Prodeb".