A Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) está colocando à disposição da imprensa, duas lanchas rápidas para a cobertura fotográfica da chegada da regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 2009, nesta quinta-feira (22), na Baía de Todos-os-Santos. Cada uma das embarcações tem capacidade para nove pessoas.

É necessário que os jornalistas interessados façam o credenciamento via telefone ou e-mail no prazo de até duas horas de antecedência à saída das lanchas. Quem optar por e-mail deve escrever no assunto da mensagem: Credenciamento Transat 6,50.

Os contatos devem ser feitos com os jornalistas Tássia Novaes ((71) 9111-1277 – tassian@gmail.com) ou João Saldanha ((71) 8808-9179 – jotasaldanha@hotmail.com).

A imprensa também terá acesso a fotos da chegada da Transat 6,50, por meio Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom). Os interessados em adquirir o material podem fazer solicitação também com os dois jornalistas

Os veleiros costumam abaixar a vela ao cruzar a bóia da linha de chegada, dificultando a captura das imagens em terra. É importante também ficar atento à atualização do ranking da competição feita diariamente pelo comitê francês Grand Pavois (GPO).

Como se trata de embarcações que utilizam o vento como força motriz, qualquer alteração climática pode modificar o horário ou até mesmo adiar a data da chegada.

Monitoramento

Devido à boa condição climática, na manhã desta terça-feira (20), o barco do francês Thomas Ruyant (Faber France) – atualmente na liderança da competição, com 65 milhas de distância do segundo colocado, o francês François Cuinet (Plan Jardin) – cruzou o arquipélago de Fernando do Noronha em direção ao litoral baiano, com a marca de 12,02 nós, velocidade que demonstra um ótimo desempenho para um veleiro de 6,50 metros.

Enquanto isso, dez embarcações ainda enfrentam dificuldade no trecho de Pot au Noir, próximo às Ilhas Canárias, na costa Noroeste da África – uma zona de convergência intertropical, onde os ventos do Hemisfério Norte encontram os do hemisfério Sul. De acordo com o GPO, Salvador deve receber barcos até terça-feira (27). Informações em tempo real no site www.transat650.org/pt/.