Depois de 38 dias navegando nas águas do Oceano Atlântico, o barco Faber France, do francês Thomas Ruyant, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, vencendo a 17ª Regata Charente-Maritime/ Bahia Transat 6,50. No Terminal Náutico da Bahia, administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o velejador da cidade de Dunkerque, de 29 anos, disse que a travessia foi muito emocionante, mas muito difícil.

Esta é a segunda vez que Ruyant participa do evento. Em 2007 ele obteve a 19ª colocação. E agora, após uma intensa preparação de dois anos, foi recompensado com a primeira colocação entre as 79 embarcações que estão participando da regata. “Fiz essa regata não só pela motivação de estar no mar, mas como a finalização de um trabalho intensivo de dois anos, de um ciclo de um projeto pesado e bem-feito”, afirmou.

Além de superar o desafio de percorrer as 4.200 milhas náuticas, o equivalente a 7.800 quilômetros, o vencedor teve que disponibilizar o tempo com a família e a vida profissional com a preparação para a regata. “Meu objetivo não era só terminar, mas ganhar. E tive que superar muita pressão”, observou.

Segundo ele, o favoritismo desde o início da competição aumentou a pressão para resultados positivos, mas também serviu como uma maior motivação para superar os obstáculos.

A Charente-Maritime/Bahia Transat 6,50 teve sua largada em 13 de setembro, do porto francês de La Rochele (Departamento de Charente-Maritime), com a participação de 85 barcos (modelos protótipo e de série), realizando uma escala em Funchal, na Ilha da Madeira. Seis embarcações foram desclassificadas por acidentes ocorridos em alto-mar.

O velejador considerou a segunda etapa a mais difícil da trajetória. “É muito mais longa e você tem quer ficar ligado mais tempo”, declarou.

Sem planos para o futuro

Conhecida também como Regata Transatlântica em Solitário, por ser apenas um velejador em cada barco, a Transat 6,50 é uma das mais importantes competições do cenário náutico internacional. Em Salvador, ela já foi realizada cinco vezes: em 2001, 2003, 2005, 2007 e agora em 2009. Este ano, Ruyant ganhou também a regata Tour da França, mas declarou que não tem planos para o futuro.

“Depois desse desafio, de muito desgaste, tudo que eu quero é descansar, dormir numa boa cama, comer frutas e comidas gostosas. Enfim, aproveitar com minha namorada, que deve estar chegando”, contou. Até terça-feira (27) os barcos estarão atracando no píer do terminal.

Na manhã desta quinta-feira, no terminal, representantes do governo da Bahia e do Departamento de La Rochele estiveram reunidos em uma coletiva, dando boas-vindas ao velejador vencedor.