O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner vistoriaram nesta quarta-feira (14) as obras do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, no trecho que corta o município de Barra, região oeste do estado. A bordo de uma embarcação da Marinha, as autoridades visitaram por 20 minutos pontos de dragagem e de controle de processos erosivos do Rio São Francisco.

Segundo o presidente Lula, a obra de revitalização é o primeiro passo para dar início à transposição. “Precisamos, primeiro, cuidar do rio e assegurar que a sua água está completamente pura. Depois, iniciaremos o processo de transposição, que beneficiará milhares de nordestinos que vivem na seca. Esta intervenção vai garantir ao povo, acesso à água de qualidade, além de melhorar a navegabilidade e gerar empregos”.

O Rio São Francisco possui 2.800 quilômetros de extensão, sendo que 300 quilômetros estão em território baiano, entre Ibotirama e Pilão Arcado. No trecho que corta a cidade de Barra, a revitalização teve início com a plantação de 139 mil mudas nativas nas margens do rio, o que vai colaborar para evitar o processo de erosão.

Além disso, estão sendo realizados trabalhos de saneamento básico, monitoramento da qualidade da água, reflorestamento de nascentes, margens e áreas degradadas e controle de processos erosivos para conservação de água e do solo.

Por meio de ações de desassoreamento, contenção de barrancas, proteção de nascentes e mananciais e recomposição vegetal, a revitalização do rio atingirá 800 mil hectares da bacia, equivalente a quase um milhão de campos de futebol. A navegabilidade do Rio São Francisco será melhorada, inicialmente, no trecho Ibotirama – Juazeiro, em território baiano.

Segundo o governador Jaques Wagner, as intervenções vão transformar a vida do povo de Barreiras. “Essa obra garantirá saneamento básico. O esgoto da cidade não será mais jogado no rio. Além disso, vai melhorar a pescaria e a navegabilidade. Isso, sem contar na água de qualidade que as pessoas passarão a receber. As famílias que moravam na margem do rio foram relocadas e hoje têm uma outra qualidade de vida, com esgotamento sanitário. É totalmente positiva esta obra para a região”.

Já foram concluídas as obras da margem esquerda (1.100 metros) e direita (700 metros) do campo de provas. Somente na Bahia serão investidos na recuperação do rio, R$ 100 milhões e, até 2010, 12 quilômetros devem estar completamente restaurados.

Esperança para os pescadores

A ação vai mudar a vida de gente como o pescador Luís Nunes. Morador de Barra há mais de 30 anos, ele criou os sete filhos pescando no Rio São Francisco, porém a pesca não está mais como antes. Luís explicou que os peixes não estão em volume como antigamente e precisou até vender a rede de pesca específica para capturar o surubim, espécie de peixe muito comum na região.

Para o pescador, a revitalização será benéfica para ele. “O rio significa tudo para mim. Eu vivo dele. Criei meus filhos pescando nele. Com certeza, a revitalização vai fazer eu vou voltar a pescar tão bem quanto antes”.