Israel Ribeiro dos Santos, 41 anos, não precisou sair do município de Coaraci nem ir longe para solicitar a segunda via de sua Carteira de Identidade. Ele foi atendido neste sábado (31), durante a inauguração, pelo governador Jaques Wagner, de mais um posto do Ponto Cidadão, unidade compacta de atendimento responsável pela emissão de documentação básica. “Agora vai ficar bom. O Ponto Cidadão em nossa cidade vai facilitar muito a nossa vida”, afirmou Israel.

Com este novo posto de atendimento, o primeiro do litoral sul, já são seis unidades compactas na Bahia, instaladas nos municípios de Central, Presidente Tancredo Neves, Inhambupe, Cruz das Almas e Mucugê. Ao todo, 40 mil documentos básicos já foram emitidos pelos postos desde a inauguração da primeira unidade, em junho de 2008.

O Ponto Cidadão, integrante da rede SAC, oferece os serviços de emissão de antecedentes criminais, carteira de identidade, carteira de trabalho e Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como a parceria com a Ouvidoria Geral do Estado, que disponibiliza uma linha telefônica para que a população ligue gratuitamente e acesse informações sobre serviços e programas do Governo do Estado. 

“É importante que a população de municípios de pequeno porte tenha acesso à documentação essencial, porque é por meio destes documentos que estas pessoas poderão abrir uma conta bancária e ter acesso a programas sociais do Governo Federal”, afirmou Wagner, que inaugurou a unidade ao lado da prefeita do município, Josefina Castro, e do secretário estadual da Administração, Manoel Vitório.

“Para garantir a possibilidade de incorporar inovações tecnológicas que renovem o perfil e abrangência da rede SAC, mantendo-a na dianteira da excelência no atendimento público, surgiu a alternativa do Ponto Cidadão como unidade fixa para pequenos e médios municípios”, explicou Vitório.

O projeto foi executado em regime de parceria com a Prefeitura Municipal de Coaraci, que cedeu espaço físico, já reformado e adaptado, bem como pessoal, mobiliário e equipamentos para funcionamento do Ponto Cidadão. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) é responsável pela gestão da unidade assim como pelo apoio logístico – desde a implementação de rede lógica e equipamentos de informática ao treinamento e capacitação de pessoal.