A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan, inaugura nesta sexta-feira (16) o novo escritório da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED/RMS). O evento será realizado no edifício Oscar Cordeiro (prédio da Cesol), nº 16, 3º andar, rua Álvares Cabral, Comércio, onde o órgão vai funcionar.

Os 81 técnicos que compõem a pesquisa vão ganhar um novo escritório projetado para seu funcionamento. “Depois de 13 anos de atividade, a Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador vai receber um espaço com o leiaute planejado, pensando na melhor comunicação e funcionalidade do trabalho dos profissionais”, ressaltou coordenadora de Pesquisas e Sistemáticas Especiais da SEI e também coordenadora da PED/RMS, Vânia Moreira.

Além de observar os movimentos mensais do mercado de trabalho, a equipe da PED elabora estudos específicos, como os boletins especiais A Mulher no Mercado de Trabalho, Os Negros no Mercado de Trabalho da RMS, Trabalho Doméstico e Igualdade de Gênero e Raça, entre outros.

A pesquisa também busca atender às demandas externas com a elaboração de suplementos, como é o caso da Pesquisa sobre a Participação Popular no Carnaval de Salvador, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), a pesquisa Informações para o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e a pesquisa sobre Mobilidade Residencial e Ocupacional na Metrópole Baiana.

Parcerias

A PED/RMS é realizada, em parceria, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esportes da Bahia (Setre) e a Fundação Seade. Além de ser aplicada na Região Metropolitana de Salvador, ela também acontece em mais seis localidades: São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Distrito Federal, Recife e Fortaleza.