LOCAL: município de Arataca, no território de identidade Litoral Sul, a 500 quilômetros de Salvador.
DATA: 22.10.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: inauguração de 120 unidades habitacionais e um Centro Digital de Cidadania (CDC).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADES HABITACIONAIS: foram construídas por meio do Programa Casa da Gente, do governo estadual, que capta recursos federais e entra com uma contrapartida. A parceria com o governo federal se dá por meio do Programa Carta de Crédito (Resolução 460/518), da Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS. O Governo da Bahia investiu R$ 90 mil e a CEF mais R$ 750 mil. As casas seguem um padrão, compreendendo dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço.

CASA DA GENTE: já entregou 17 mil habitações de qualidade. Outras 47 mil unidades estão sendo construídas ou encontram-se em fase de contratação, nos diversos territórios do estado.

CDC: localizado na Associação Cultural do Centro de Formação Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista, conta com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. Os CDCs são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 900 unidades em toda Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços. 

CIDADANIA DIGITAL: Por meio do programa, o Governo do Estado pretende tirar a Bahia do incômodo 20º lugar em inclusão digital entre os estados brasileiros. Sua importância é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste. O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública. 

ARATACA: com extensão territorial de 396 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 10.986 habitantes. A emancipação política da cidade ocorreu em 1985 e o atual prefeito é Agenor Birschner. Entre as principais atividades econômicas destacam-se a produção agrícola (cacau e mandioca) e a avicultura.