Será inaugurada no dia 24 deste mês, em Jaborandi, no Território Bacia do Rio Corrente, uma fábrica de processamento e envasamento de leite nos moldes da Nova Zelândia, país responsável por cerca de 30% do mercado mundial leiteiro. O assunto foi debatido nesta quarta-feita (14) numa reunião entre o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Mark Trainor, e o chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Planejamento, Edson Valadares.

Trainor expôs a expertise da Nova Zelândia na produção leiteira e de ovino-caprinos. “Somos responsáveis por 51% do mercado mundial de ovelhas e cordeiros, sendo que 95% da produção é voltada para a exportação”, disse. Na reunião, ele adiantou que o ministro da Agricultura da Nova Zelândia, David Carter, fará uma visita à Bahia no dia 24 para a inauguração das novas instalações da fazenda neozelandesa Leite Verde.

Possibilidades de parceria entre a Bahia e a Nova Zelândia também foram debatidas no encontro. Segundo Valadares, a fábrica chega num momento importante, em que o governo da Bahia tem apoiado a expansão da produção leiteira, já que boa parte do leite consumido internamente vem de fora do estado.  “A produção leiteira deles é basicamente de empresas familiares. Podemos trocar experiências nessa área, levando em consideração que 60% da produção de alimentos no Brasil vem da agricultura familiar, que precisa ser fortalecida”, avaliou o chefe de gabinete.