O sonho dos moradores do Alto de Ondina começa a se tornar realidade com o avanço das obras de requalificação urbana executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A pavimentação dos caminhos e a construção de escadarias e de contenções de encosta afastam o perigo que ameaça mais de 400 famílias, sobretudo nos dias de chuva.

Os recursos que garantem a execução dos serviços, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), são de R$ 2,75 milhões, com contrapartida do Governo do Estado. “Além de melhorar as condições de acessibilidade, a intervenção inclui a construção de um centro comunitário, uma praça com equipamentos de lazer e 20 novas unidades habitacionais para relocação de famílias que estão em área de risco”, disse o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas.

As obras também geram emprego e renda, através da contratação de 50% da mão-de-obra usada na execução dos serviços de membros da comunidade. “Além da construção das escadarias e de caminhos, os serviços estão ajudando pais de família que estavam desempregados”, destacou Paulo Moacir Silva de Jesus, 36 anos, contratado para trabalhar como vigilante no canteiro de obra.

“Os moradores poderão receber suas cartas e encomendas aqui mesmo, que vão poder ser entregues no nosso centro comunitário. Hoje, pela dificuldade de acesso, a maioria precisa usar o endereço de parentes que moram em outros bairros. O atendimento também será facilitado, uma vez que as rampas de terra estão sendo trocadas por escadarias e caminhos pavimentados”, afirmou o líder comunitário Evangelista dos Santos, 41 anos, que mora no Alto de Ondina há 20 anos.

As obras de requalificação urbana em andamento no Alto de Ondina incluem a construção de contenções de encostas, de quatro mil metros quadrados de caminhos, dois mil metros quadrados de escadas e rampas, um centro comunitário, 20 unidades habitacionais, uma praça com mirante, equipamentos de ginástica, parque infantil, passeios e paisagismo. A intervenção inclui ainda ações de desenvolvimento comunitário e socioambiental e regularização fundiária.