LOCAL: Rótula do Abacaxi.
DATA: 10.10.09 (sábado)
HORARIO: 9h

O QUE É: Visita às obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VIA EXPRESSA: Com objetivo de melhorar o escoamento e o tráfego na capital baiana, a via ligará a BR-324 ao Porto de Salvador, favorecendo a capacidade de importação e exportação do equipamento e resolvendo problemas de tráfego em locais considerados críticos. Sua construção traz para a cidade um novo acesso, moderno e seguro, principalmente à área da Cidade Baixa, e a solução definitiva para os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi. O trânsito na área central da cidade será modificado profundamente, dando mobilidade ao transporte de cargas que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana. Estudos apontaram uma expectativa de 62 mil veículos por dia, utilizando as dez faixas da nova via, sendo seis urbanas e quatro exclusivas de carga (3,4 mil caminhões). A obra faz parte do pacote de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia e é a mais importante intervenção na área de infraestrutura viária da capital dos últimos 30 anos. Segue abaixo o detalhamento técnico da obra:

• Extensão – 4,3 mil metros
• Percurso – Porto de Salvador / BR-324
• Trajeto – Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte (BR-324).
• Faixas – 10 faixas de tráfego, sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga.
• Túneis (três) – 370 metros
• Elevados (14) – 4,2 mil metros
• Pista de Rolamento – 23,3 mil metros
• Passarelas – quatro
• Ciclovia – 3,2 mil metros
• Passeio – 35,5 mil m²

INVESTIMENTO: R$ 381 milhões, sendo R$ 40 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

GESTÃO PARTICIPATIVA: Devido à nova forma de atuação do governo, caracterizada pela participação da sociedade nas decisões e a transparência nas ações, e a dimensão do projeto da Via Expressa Baía de Todos os Santos, o Estado realizou dezenas de audiências públicas. O objetivo foi apresentar e debater com as comunidades do entorno e afetadas diretamente pela intervenção, principalmente os moradores e comerciantes, todos os detalhes e o impacto previsto, visando minimizar os efeitos e propiciar o acompanhamento da obra, por meio da formação de uma comissão representativa.

DESENVOLVIMENTO LOCAL: Além das melhorias estruturais, o projeto da Via Expressa promove ações para o fortalecimento e desenvolvimento da área de abrangência da obra. A absorção da mão-de-obra local é a principal delas. Para isso, jovens da região estão sendo qualificados e encaminhados para o setor da construção civil. Profissionais já habilitados também podem se candidatar ao trabalho.

REQUALIFICAÇÃO URBANA: O desenvolvimento previsto se alinha à inclusão social, já que além dos projetos sociais de mobilização das comunidades do entorno da nova via, estão previstas ações de requalificação urbana e ambiental, como a construção de unidades habitacionais com toda a infraestrutura, o redimensionamento de canais (macrodrenagem) e a urbanização de encostas: Túnel Américo Simas – Ladeira da Água Brusca; Ladeira da Água Brusca – Via Expressa; Via Expressa – Plano Inclinado da Liberdade.

HABITAÇÃO: Os dez bairros situados no entorno da via foram submetidos a um diagnóstico social, o que permitiu gerar um cadastro com o número de famílias e de comerciantes existentes no local. Com isso, 136 famílias foram inscritas no programa federal Minha Casa, Minha Vida por apresentarem renda familiar de até três salários mínimos. Equipes de engenheiros e arquitetos já estão desenvolvendo o projeto habitacional que vai abrigá-las futuramente, em terrenos localizados na região onde a obra está em execução. Dos 771 imóveis que serão desapropriados com projeto, 75% já têm cadastro físico (características do imóvel, como tamanho, número de cômodos, tipo de piso etc.) e 21% já foram avaliados e estão em processo de negociação. As indenizações têm um custo estimado de R$ 49,2 milhões. As famílias cujos imóveis forem desapropriados terão a opção de utilizar a indenização para a compra de imóvel em outro local ou continuar residindo na região. Para isso, o projeto prevê a relocação de famílias para unidades habitacionais em regiões próximas às obras. Uma frente de trabalho vem identificando e recuperando imóveis que possam atender ao desejo de alguns moradores que fazem questão de continuar no local. Dois prédios com 62 apartamentos na área da Rodoviária Velha já estão sendo recuperados, assim como outras 35 unidades na Rua Frederico Pontes, no Comércio. O objetivo é causar o menor impacto possível na vida dessas pessoas.

QUESTÃO AMBIENTAL: Ambientalmente o projeto da Via Expressa pode ser considerado um modelo. Além das questões relacionadas à diminuição da emissão dos gases poluentes na atmosfera, já que será disciplinado o transporte de cargas na cidade, evitando acidentes e engarrafamentos no trânsito, estão previstas ações importantes de reflorestamento. Quanto à poluição sonora, prevista em qualquer obra da construção pesada, principalmente aquelas que utilizam explosivos, o Estado realizará o monitoramento de todas as intervenções, respeitando os índices necessários à segurança da população. O licenciamento ambiental foi concedido por unanimidade pelo Comam Conselho Municipal de Meio Ambiente, com a relatoria do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), atendidas todas as condicionantes.