No Dia da Criança, 12 de outubro, começa em Salvador a 7ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado até quinta-feira (15), no Centro de Convenções da Bahia, reunirá mais de 1,5 mil participantes que irão discutir e propor as próximas diretrizes da política e do plano decenal voltados às crianças e aos adolescentes do Brasil.

A Conferência Estadual será respaldada pelas 26 conferências territoriais da Bahia, as quais envolveram mais de 2 mil participantes. Agora, serão eleitos 109 delegados para a etapa de Brasília, a 8ª Conferência Nacional, sendo 42 adolescentes e 67 adultos.

Planejamento

Construindo e consolidando as diretrizes para um plano decenal é o tema e tarefa da sétima edição da conferência estadual. O objetivo desse planejamento decenal é consolidar e contribuir com todos os demais planos elaborados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), como o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas (Sinase).

O evento pautará as discussões em cinco eixos específicos definidos pelo Conanda e as pré-conferências territoriais – promoção e universalização dos direitos das crianças e adolescentes em um contexto de desigualdades, proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, fortalecimento do sistema de garantia de direitos desse público, participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania e gestão da política voltada ao segmento.