Com a aproximação do Dia das Crianças, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizou na última semana a pesquisa comparativa nos preços dos brinquedos vendidos em Salvador. A equipe de fiscalização não encontrou grandes variações de preço entre os produtos pesquisados.

A superintendente do Procon/BA, Cristiana Santos, informou que a pesquisa tem o objetivo de orientar o consumidor a fazer uma compra consciente e evitar possíveis problemas. “Aconselhamos que as pessoas verifiquem a validade e a composição, pois muitos brinquedos contêm corantes e podem causar alergia a algumas crianças. Também é importante para a segurança da criança o respeito à indicação de idade dos brinquedos, principalmente os que contêm peças que podem ser engolidas”, disse.

A equipe de fiscalização fez o levantamento nos shoppings Iguatemi, Barra, Itaigara e Lapa, nas lojas P.B. Kids, Americanas, B. Mart, Estação Games e VIC. A maior diferença encontrada foi de 64%, na boneca Hello Kitty, que na P.B. Kids custa R$ 109 e nas Lojas Americanas R$ 69,99. “Embora os preços das lojas estejam mais ou menos equivalentes, o Procon orienta o consumidor a solicitar descontos na compra à vista e evitar comprar brinquedos no comércio informal, por questões de segurança”, disse Cristiana Santos.

A partir desta segunda-feira (5), o órgão realiza a Operação Dia das Crianças. Os brinquedos serão verificados pelos fiscais para ver se eles apresentam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), sua composição – no que tange à toxicidade –, tradução das informações do manual de instruções, prazos de validade, dentre outras exigências legais.