Para contribuir com a preservação da biodiversidade da região e gerar alternativa de emprego e renda para a população que mora na região do município de Wenceslau Guimarães, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou, nesta segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores da cidade, o Programa Floresta Bahia Global. A iniciativa inédita do Governo da Bahia reduz as emissões de gases causadores do efeito estufa com o plantio de árvores em áreas degradadas.

Mais de 80 por cento da população do município, localizado no sul do estado, mora na zona rural e sobrevive da agricultura irrigada com a produção de banana, feijão, milho, cacau, dentre outros. O município se destaca não só pela potencialidade do clima e do solo, mas pela riqueza ambiental que existe no local.

O programa vai ajudar a conservar espécies endêmicas (que só existem na região) e espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-mirim, o bicho-preguiça e o quati, além de manter a cobertura vegetal, a exemplo do jacarandá, pau-brasil, sucupira, jussara, entre outros. A reserva ambiental ainda protege mananciais hídricos da bacia do Rio das Almas, responsável pelo abastecimento da população local.

O Floresta Bahia Global foi lançado em 2007 e também alia conservação e geração de renda, ao incentivar que comunidades locais produzam e comercializem as mudas utilizadas no reflorestamento.

Depois do Parque Estadual da Serra do Conduru, em Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, do Parque Estadual de Sete Passagens, em Miguel Calmon, e do Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, será a vez da Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães ser beneficiada com o programa. A estação ecológica protege uma área de mata atlântica que equivale a quase 2,5 mil campos de futebol.

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, explicou que o programa modifica a cultura do agricultor familiar ao propor um ganho social e, principalmente, ambiental para a região. “A forma mais simples de retirar o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera é plantando árvore. E nada mais justo do que gerar empregos verdes na ponta”, justificou Matos.

Veículo reforça atividade na Estação

Na oportunidade, o secretário Juliano Matos entregou ao gestor da Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães, Rogério Miranda, uma caminhonete marca Mitsubishi, para reforçar atividades realizadas dentro da unidade de conservação. O veículo foi adquirido pelo Ministério Público, por meio do Núcleo Mata Atlântica (Numa), com recursos do Projeto Corredores Ecológicos.

“O carro vai facilitar a execução de atividades socioambiental, acompanhar a produção de viveiros florestais no entorno do parque, auxiliar no monitoramento da área e preservar os recursos naturais da região”, pontuou o gestor da Estação Ecológica, Rogério Miranda.