Esta semana, mais seis municípios baianos aderiram ao Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC). Nesta quarta-feira (7), os prefeitos de Crisópolis, José Santana da Silva e de Brumado estiveram na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia, para assinar o termo de cooperação técnica.

Antes, já haviam assinado o termo os municípios de Glória, Urandi, Ouriçangas e Vera Cruz. O GAC atende a uma diretriz do governo estadual de apoio à descentralização da gestão pública e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento das estruturas municipais de meio ambiente, fortalecendo a gestão ambiental em todo o estado.

A assinatura do acordo de cooperação reforça o apoio da Sema aos municípios na capacitação de técnicos, além de proporcionar a integração dos sistemas de informação para melhor gerenciamento dos processos na gestão ambiental.

Para o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, a adesão ao GAC se deu pela busca de amparo dos órgãos públicos na tarefa de amenizar questões ambientais que ocorrem na região. “Brumado é um município de porte médio que apresenta um clima adverso. Localizado na caatinga, tem problemas com a questão de rios secos e falta de água”, expressou Eduardo.

Segundo o prefeito de Crisópolis, José Santana da Silva, a adesão vai possibilitar a solução dos entraves que dificultam os processos de licenciamento, pois o município vai ter orientação e capacitação para resolver questões ambientais da região. “Novos empreendimentos serão instalados na cidade e nós precisamos estar capacitados para encaminhar e tomar decisões”, disse José da Silva.

De acordo com a coordenadora do GAC, Adriana Diniz, a adesão dos municípios ao programa tem sido grande. “Podemos dizer que a procura tem sido maior do que a expectativa”, revela.

Ela adiantou que, nesta quinta-feira (08), será realizada, na Sema, uma reunião com a equipe técnica para montagem do cronograma de capacitação dos municípios que aderiram ao programa.