Para ampliar a participação de diversos segmentos da sociedade na formação e nas decisões do Comitê das Bacias Hidrográficas (CBH) do extremo sul do estado, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) prorrogou o prazo da seleção para contratação de mobilizadores sociais até o dia 9 de novembro. Os candidatos devem enviar currículo até esta data para o email cbh.pij@inga.ba.gov.br, de acordo com o modelo que está disponível no site www.inga.ba.gov.br/comites.

Serão selecionados 15 mobilizadores, preferencialmente que morem na região, com nível médio completo e conhecimento em informática (Word e Excel), para trabalhar durante três meses, com remuneração de R$ 600, acrescida de auxílio-alimentação e transporte. Os candidatos devem ter disponibilidade de tempo integral e para viagens; habilidade para trabalhar em equipe e moderação de oficinas e eventos; e para elaboração e sistematização de documentos.

Terão mais possibilidades de contratação os candidatos que residirem nos municípios que integram a região da bacia e que tenham experiência com mobilização social e desenvolvimento rural. A atuação em movimentos sociais e conhecimento da região também são pré-requisitos importantes. A seleção será composta de quatro etapas: análise curricular, entrevista em grupo, entrevista individual e formação sobre o processo.

Estes profissionais desenvolverão atividades de articulação e sensibilização dos segmentos sociais que podem compor o novo Comitê, além de prestar apoio na organização dos Encontros Regionais e nas inscrições de candidatos no processo eleitoral.

O CBH do extremo sul, que abrange as bacias dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, será composto por representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, dos usuários de água e da sociedade civil. Juntos, todos vão discutir as principais questões que afetam esta bacia hidrográfica, a exemplo da realidade hídrica da região, da situação dos mananciais e dos seus problemas ambientais, e participar da tomada de decisões.