Com capacidade para esterilizar e envasar 15 mil litros de leite por dia, a fábrica pertence à Fazenda Leite Verde, que fica no município de Jaborandi, no oeste do estado, e vai vender ao mercado baiano leite UHT, tipo longa vida, de alta qualidade.

O diretor-executivo da fábrica, Simon Wallace, afirmou que toda a matéria-prima vem do mesmo rebanho, que é criado sem confinamento e em pasto irrigado. “Trouxemos essa técnica da Nova Zelândia, porque ela permite o controle total da saúde dos animais e garante um leite puro”, explicou. A Fazenda Leite Verde é considerada a maior produtora de leite de gado sem confinamento do Brasil.

O governador Jaques Wagner, que participou da inauguração da fábrica, destacou a importância da iniciativa dos fazendeiros da Nova Zelândia. “Eles são os maiores exportadores de leite do mundo e trouxeram coragem, técnica e recursos para investir em atividade produtiva, gerando riqueza e emprego na Bahia”, disse.

Ele declarou que o grupo chegou ao estado há sete anos e contribuiu para tornar a região um polo de produção leiteira. “Quem vê a estrutura da fábrica não sabe que eles passaram dificuldades, mas acreditaram na Bahia e hoje são grandes produtores”, explicou.

Com clima e solo ideais para a criação de gado, a região de Jaborandi vem se tornando uma grande produtora de leite. “O nível de produtividade alcançado aqui é excelente. Temos todas as condições e vamos trabalhar para auxiliar os produtores”, disse o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz.

Leitíssimo

O leite produzido em Jaborandi vai levar a marca Leitíssimo e será vendido em garrafas pet de um litro. A embalagem facilitará o consumo e o armazenamento. “Uma das vantagens é que, ao contrário das embalagens comuns, a garrafa tem tampa e pode ser fechada após cada utilização”, explicou Wallace.