A chegada de uma zona de convergência de umidade que avança sobre o Nordeste brasileiro está influenciando as condições do tempo, favorecendo o aumento da nebulosidade na maior parte da Bahia e trazendo a possibilidade de chuvas para todo o estado, neste final de semana.

O alerta foi divulgado, nesta sexta-feira (23), pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), já que as alterações na previsão do tempo até domingo foram constatadas após as informações veiculadas na quinta (22).

Para Salvador e região metropolitana estão previstos tempo abafado e céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. As temperaturas para esta região deverão variar entre mínimas de até 22°C e máximas de até 31°C.

O meteorologista do Ingá, Ricardo Rodrigues, explica porque ocorrem essas mudanças. “Como a atmosfera é dinâmica, ela pode mudar rapidamente, alterando a previsão do tempo. O avanço de uma zona de convergência de umidade para a Bahia pode causar instabilidade atmosférica e provocar muita nebulosidade e chuvas em grande parte do estado”.

Nas regiões da Chapada Diamantina e Recôncavo e parte das regiões norte e nordeste, esse mesmo sistema deixará o tempo abafado, o céu parcialmente nublado e chuvas fracas e isoladas. Nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e, principalmente, no sul da Bahia são esperadas ocorrências de chuvas moderadas e o céu deverá ficar céu nublado a parcialmente nublado.

As temperaturas máximas deverão variar entre 29ºC e 33°C em praticamente todo o estado. As mínimas oscilarão entre 20ºC e 22°C em quase todo o território baiano, com exceção na Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas poderão chegar a 19°C.

Nesta sexta, o céu permaneceu com intensa nebulosidade na maior parte do estado. Foram registradas chuvas fracas em todas as regiões da Bahia, com exceção da nordeste, onde não houve acúmulo significativo de chuva, e nas sudoeste e sul, onde ocorreram chuvas de intensidade moderadas a fortes.