Capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e ao mesmo tempo cuidar da saúde bucal desses profissionais foi o objetivo da feira de saúde que ocorreu neta quarta-feira (28) na Escola Parque. Na feira, destinada aos ACS que atuam em Salvador, foram feitas palestras sobre a prevenção de doenças bucais e também houve a realização de atividades de escovação supervisionada e instruções de higiene oral.

A feira faz parte da Semana Estadual de Saúde Bucal, que este ano teve como tema A valorização da saúde bucal do agente comunitário de saúde. “Temos que trabalhar saúde bucal do agente e para o agente”, declarou o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte. Para o superintendente, o ACS é o cartão de visita do Sistema Único de Saúde e deve ter a informação para ele próprio e para passar para a população. “Precisamos cuidar de quem cuida da saúde das pessoas”, completou o subsecretario de saúde, Amauri Teixeira.

De acordo com Sandra Melo, odontóloga da área técnica de saúde bucal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), os ACS, quando capacitados, podem identificar alguns agravos na população e encaminhá-los para a assistência. “Escolhemos os ACS por serem as pessoas que têm uma relação mais próxima com a comunidade”, disse Sandra Melo.

Durante o mês, além de Salvador, foram proporcionados, nos municípios do interior, consulta programática e escovação assistidas para os ACS. “É importante esse dia de valorização do agente dentro da Saúde Bucal, para podermos passar informações para a comunidade”, falou Edileuza Benigno, Agente Comunitária de Saúde.

Fardamento

Na feira de saúde ainda foi feita a entrega simbólica do kit fardamento para os ACS. Os mais de 1,3 mil agentes de Salvador receberão o kit composto por três camisas modelo polo, um boné e uma mochila.

O recurso para aquisição, que somou o montante de mais de um 1,1 milhão, é oriundo do Projeto de Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde. Os kits estão sendo entregues aos mais de 24 mil ACS que atuam no estado. “A valorização do profissional passa também pelo seu reconhecimento e o fardamento é importante para isso”, declarou Amauri Teixeira.