A proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a concessão administrativa do Hospital do Subúrbio (HS) foi bem aceita pelos participantes da audiência pública realizada nesta terça-feira (27) no auditório da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem).

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a proposta reflete a modernização do sistema hospitalar e vai trazer resultos positivos para a área da saúde na Bahia. “Este é um projeto inovador e será um modelo para o Brasil”.

A Bahia já possui hospitais com gestão direta, indireta, por Organização Social (OS), e empresa privada. “Agora decidimos inovar e propor um novo modelo que, para o Hospital do Subúrbio, apresentou diversas vantagens”, afirmou a diretora de Ciência e Tecnologia da Sesab, Mara Clécia Souza, responsável pela condução da audiência pública.

O secretário fez a apresentação do projeto do Hospital do Subúrbio – que já está com 35% da obra concluída e deverá ser entregue em junho de 2010 – afirmando que a unidade será a primeira no país gerida pelo novo sistema.

Solla enfatizou a importância da localização estratégica do HS, na Estrada Velha de Periperi, e o acesso privilegiado que terá, com duas saídas – uma pela BR 324 e outra por Periperi.

Acompanhado pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boasorte, pelo consultor da International Finance Corporation (IFC), Maurício Portugal, e pelo representante da Secretaria da Fazenda, Carlos Batista, o secretário respondeu às perguntas, feitas, inicialmente, por escrito, como manda o protocolo, e depois tirou as dúvidas dos representantes de empresas.

Todas as perguntas e as respectivas respostas estarão disponíveis no site da Sesab www.saude.ba.gov.br/hospitaldosuburbio. Outras perguntas podem ser feitas pelo e-mail: hospitaldosuburbio@saude.ba.gov.br.

Hospital vai tirar HGE da sobrecarga no atendimento

O Hospital do Subúrbio começou a ser construído em janeiro deste ano, com um investimento inicial de quase R$ 48 milhões. A unidade contará com 298 leitos – 30 de UTI, sendo 20 para adulto e 10 pediátricos, 20 de semi-intensiva, adulto e 10 pediátricos, 144 de internação para adulto e 64 pediátricos, além de 30 de internação domiciliar.

O ambulatório terá 10 consultórios, centro cirúrgico, com oito salas, urgência/emergência de adulto e pediatria (20 leitos) e observação e 10 boxes de Pronto Atendimento (PA), unidade de imagem, laboratório, serviços de fisioterapia, nutrição e dietética, além de capela, farmácia e serviço de processamento de roupas.

O Hospital do Subúrbio será maior que o Hospital Geral do Estado (HGE) e vai reduzir a sobrecarga no atendimento na área de urgência/emergência centrado na unidade. Terá um perfil voltado para o atendimento às urgências e emergências clínicas e cirúrgicas traumato-ortopédicas, incluindo neurocirurgia e endoscopia digestiva, com atendimento de alta complexidade para crianças e adultos.