Nesta quinta feira (29), Dia de Combate ao Derrame Cerebral, o Centro Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Cedeba) realizará atividades, das 8 às 12hs, no acesso principal – 2º piso do Centro de Atenção José Maria de Magalhães Netto (CAS). Serão avaliados os conhecimentos da população sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), passadas orientações sobre o agravo e distribuído material educativo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o AVC é a primeira causa de morte no Brasil em pessoas acima de 65 anos e em mulheres em geral, superando até o câncer de mama. A hipertensão arterial, o diabetes, o colesterol elevado e o tabagismo correspondem a 88% das causas de AVC, e todos esses fatores podem ser tratados.

Principais causas

A Hipertensão Arterial (HA) e o Diabetes Mellitus (DM) constituem os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. No Brasil, são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, o que representa 35% da população acima de 40 anos. Na Bahia, esta estimativa é de 1,3 milhão e em Salvador são mais de 241 mil indivíduos.