Aperfeiçoar os profissionais de saúde que atuam na rede básica, de modo a estimular e aprimorar o desenvolvimento de ações e atividades de apoio à realização do autocuidado pelo portador de Diabetes Mellitus tipo 2, é o objetivo da Oficina Nacional de Formação de Tutores em Educação em Saúde para o Autocuidado em Diabetes, que teve inicio nesta quarta (7) e segue até sexta-feira (9), no hotel Sol Bahia Atlântico, em Salvador.

A oficina é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O Cedeba é responsável por executar a tutoria presencial da oficina, que também tem uma parte feita à distância. “Mostramos a experiência do Cedeba, que é o primeiro centro do Brasil reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como colaborador para treinamento de profissionais para atenção básica aos diabetes” disse a diretora do Cedeba, Reine Fonseca.

A oficina está capacitando 100 profissionais de saúde de todo o Brasil, indicados pelo Ministério da Saúde. Esses tutores serão formados para atuar como multiplicadores das informações junto a profissionais de saúde de seus estados. “A oficina nos deu uma melhor visão sobre o autocuidado” declarou a nutricionista Celma Ferreira, da Coordenação de Hipertensão e Diabetes da Secretaria da Saúde de Mato Grosso.

A meta é formar mil multiplicadores estaduais que devem atuar de modo a que cada um deles estabeleça uma rede local que envolva 5 a 10 Agentes Comunitários de Saúde para desenvolvimento de autonomia para autocuidado e ações comunitárias.

Para a coordenadora nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio Vila-Nova, o êxito de programas de autocuidado depende da colaboração entre profissionais e pacientes para definir e resolver os problemas. “A disponibilidade de recursos educativos é um componente fundamental”, completou ela, fazendo referência ao aperfeiçoamento dos profissionais.