Técnicos e coordenadores estaduais e municipais envolvidos com a área de imunização participam desta segunda a quarta-feira (26 a 28), a partir das 8h, da oficina de trabalho para a validação da 4ª versão revisada do Manual de Procedimentos de Vacinação (MPV) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Hotel Bahia Sol Atlântico, em Patamares.

O encontro, promovido pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contando com o apoio da Organização Panamericana de Saúde, tem por objetivos contribuir para maior clareza e objetividade do MPV, validar seu conteúdo e forma, além de apresentar sugestões e adequações ao documento.

Além dos técnicos do nível nacional do Programa Nacional de Imunizações, participam também da oficina profissionais da rede de serviços básicos de saúde de Salvador e professores universitários. Todos têm experiência prática em imunizações – procedimentos e técnicas -, conhecem o programa Nacional de Imunizações e têm experiência prática na gestão do programa. A coordenação técnica da 4ª revisão do MPV está a cargo da assessora especial da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Marlene Tavares.

A metodologia para a realização da 4ª revisão será feita mediante a distribuição dos técnicos em grupos de trabalho, para que possa ser feita a leitura, análise e proposição de sugestões quanto aos aspectos técnicos e administrativos da atividade de vacinação e procedimentos para administração de vacinas, soros e imunoglobulinas. Também estão incluídas características gerais das doenças imunopreveníveis e dos acidentes por animais peçonhentos.