Publicada às 13h45

Atualizada às 16h30

A segurança do Centro Antigo de Salvador ganhará reforço, com aquisição de cinco carros elétricos, que farão o patrulhamento no local, principalmente no Pelourinho. A ação foi anunciada, nesta sexta-feira (2), durante reunião que discutiu a segurança pública na área.

Durante o evento, representantes do Governo do Estado, Prefeitura e Ministério Público apresentaram seus planos estratégicos para que o Centro Antigo ofereça ainda mais segurança aos baianos e turistas.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, César Nunes, a licitação para a compra dos veículos elétricos está em andamento. Ele explicou que, além da compra do equipamento, o policiamento também será reforçado.

Entre as ações já realizadas está a ampliação de atendimento da Delegacia do Turismo, que passou a ser circunscricional do Centro Histórico. Para a realização das medidas, a SSP desenvolveu o Plano Estratégico de Segurança, definindo as atribuições de cada Secretaria, inclusive as vinculadas à gestão municipal.

Integrados à prefeitura municipal, o governo vai adquirir novas câmeras para o monitoramento do Pelourinho, que ficará sob responsabilidade do sistema de telecomunicação da SSP. “Com a integração vamos agregar forças à segurança pública do Centro Histórico, oferecendo mais conforto aos moradores de Salvador e visitantes”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas.

Ainda para a segurança, o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, explicou que a região do Centro Antigo será beneficiada com o Território de Paz, do governo federal.

O programa, uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), visa combater a violência em Salvador, por meio de ações preventivas. A proposta é integrar ações sociais envolvendo a população e as forças de segurança para a redução da criminalidade.

Dentro do plano de segurança para o Pelourinho está a integração com a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar. “O plano não trata apenas do combate ao tráfico de drogas, mas do ordenamento do solo, regularização dos estacionamentos. São questões que trazem sentimentos de insegurança e que, portanto, atinge a nossa área. Algumas operações policiais já foram feitas e outras estão em andamento”, afirmou o superintendente de Inteligência da Polícia Civil, Maurício Barbosa.

Para o subprefeito do Pelourinho, José Augusto Leal, as ações já iniciadas na área demonstram uma melhora significativa. Leal citou como exemplo a iluminação pública das principais ruas do Centro Histórico, que substituiu 280 lampiões, com investimento estadual de R$ 1,2 milhão.

Já a prefeitura de Salvador é responsável pela manutenção das luminárias. “Os comerciantes estão se sentindo seguros com todas estas medidas tanto de segurança quanto estruturais. A limpeza urbana, a iluminação pública, o ordenamento do mercado informal e a atenção às pessoas em situação de rua são fatores preponderantes para a tranquilidade de comerciantes e visitantes”, disse o subprefeito.

Cultura

Na área cultural, os monumentos históricos estão sendo restaurados. Estão em andamento as obras da Igreja de Santa Luzia do Pilar, situada no Comércio, Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, da Casa das Sete Mortes, próximo ao Largo do Pelourinho, e do Palácio Rio Branco.

O próximo imóvel a ser restaurado pelo Governo do Estado é o Mercado São Miguel, localizado na Baixa dos Sapateiros. De acordo com o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, logo após a revitalização, o mercado passará a ser responsabilidade da prefeitura, que fará a manutenção do prédio sempre que necessário. “O projeto está de comum acordo entre as duas gestões e vai qualificar toda área da Baixa dos Sapateiros. Vamos entregar o prédio pronto à cidade”.

Para o prefeito João Henrique, a melhor maneira de revitalizar o Centro Antigo é com ações conjuntas realizadas pelo Estado e Município. Segundo ele, a integração será em todos os setores – Cultura, Segurança Pública, entre outros.

“O Governo do Estado está sintonizado com as ações estruturantes do Pelourinho. Vamos fazer também a agenda de cultura com o Estado. Planejar as atrações, as datas, os locais para atrair muito mais visitantes para o Pelourinho”, afirmou o prefeito.