LOCAL: Instituto de Identificação Pedro Mello, no bairro dos Barris, em Salvador.
DATA: 03.11.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 16h

O QUE É: lançamento do Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado (Siida-BA).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SIIDA: digitalizado, baseado em biometria e integrado ao banco de dados da Polícia Federal (PF), o novo sistema de identificação civil garante total segurança na emissão dos novos documentos. Isso porque, para se retirar carteira de identidade, agora será feita uma verificação na base de dados da PF, identificando se o cidadão já possui documento de identidade na Bahia ou em qualquer outro estado que compartilhe das informações do sistema federal. A implantação do Siida não permite fraudes e é uma ação pioneira no país. Por causa da busca, os novos documentos emitidos serão entregues no prazo de cinco dias úteis, nos postos de atendimento, apenas para o requerente e mediante a autenticação digital. O investimento na aquisição do software e sua implantação nos postos de atendimento ultrapassa os R$ 19 milhões.

OPERAÇÃO: com o novo sistema, a identidade terá além dos dados alfanuméricos (nome, filiação, naturalidade, entre outros), a impressão digital, a assinatura e a fotografia digitalizadas e armazenadas em um banco de dados de altíssimo desempenho. A fotografia será capturada pelos atendentes, nos postos de identificação informatizados contemplados por estações de trabalho Siida-BA, isentando o cidadão de entregar as duas fotografias. As estações de trabalho são integradas a câmeras fotográficas e, por meio de aplicativos do sistema, capazes de detectar a posição dos olhos, calcular o tamanho ideal da fotografia e informar a distância adequada entre a pessoa e a própria máquina.

FUNCIONAMENTO: O Siida será implantado gradativamente em todos os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a partir do próximo dia 03/11. Os primeiros a receberem o novo sistema são os SACs Liberdade, Boca do Rio e Lauro de Freitas. Enquanto o Siida estiver em fase de implantação, haverá ainda emissão do modelo antigo das carteiras de identidade nos demais postos.