O sobrado 17 do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, é o novo endereço da Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro. A ida do programa para o Pelourinho reforça a imagem do local como um dos pontos mais históricos e culturais da cidade, segundo o governador Jaques Wagner.

“Estamos nos esforçando para recuperar totalmente o Pelourinho, que é um dos pontos turísticos de Salvador mais visitados. Queremos que os turistas encontrem aqui não só o patrimônio barroco e o calor do povo baiano. Queremos que eles encontrem também cultura”, disse o governador.

O programa forma em um ano e meio adolescentes entre 16 e 19 anos, estudantes da rede pública do ensino médio, nas áreas de computação gráfica, design, vídeo e fotografia. Além disso, eles aprendem como se portar em sociedade.

Para a diretora do Oi Futuro, Arlete Gonçalves, o objetivo não é apenas formar profissionais e sim pessoas. “Aqui, os jovens recebem formação profissionalizante para entrar no mercado da imagem. Além da formação técnica, eles têm oficina cidadã, porque a proposta não é apenas formar profissionais e sim pessoas com boas ideias, com vontade de mudar o mundo”, explicou.

Fruto de uma parceria entre o Oi Futuro, a ONG Cipó Comunicação Interativa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com o Pelourinho Cultural, iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), o programa completa neste mês cinco anos. Como parte das comemorações, as oportunidades de aprendizado foram ampliadas, como destacou a coordenadora local do programa, Isabel Gouvêa.

“Estamos fazendo o projeto Pelourinho Digital, focado em jovens moradores do Centro Histórico de Salvador. Além disso, temos um núcleo de produção que no mesmo espaço da escola, no turno da tarde, a gente capta clientes para oferecer oportunidade de trabalho, renda e aperfeiçoamento para jovens que se formaram nos cursos da Oi Kabum. Então, é uma coisa bem ampla, que, além de dar formação, oferece oportunidades efetivas dos jovens entrarem no mercado de trabalho”, declarou a coordenadora.

‘TV da Laje’

Durante a inauguração, foi apresentada uma edição especial de TV da Laje, revista eletrônica da Oi Kabum! que mostra uma abordagem diferenciada e com o olhar do jovem das comunidades populares sobre diferentes assuntos.

O vídeo agradou ao governador, que se interessou pelo trabalho do grupo para lançar uma campanha contra o uso das drogas. “Gostaria de aproveitar a oportunidade e oferecer a esses jovens o primeiro emprego deles. Quero encomendar aqui um vídeo de 30 segundos que deve ser uma campanha com a ótica da comunidade de vocês contra o uso das drogas. Vocês terão a missão de convencer jovens como vocês a não optarem por este caminho”, afirmou.