Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) da cidade de Catu receberam equipe do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a implantação do Projeto Piloto do Sistema de Identificação por Impressão Digital (Sidtech).

A primeira etapa consiste na instalação do novo sistema e no treinamento dos diretores e monitores dos CFCs nas cidades atendidas pela 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Alagoinhas.

O objetivo do projeto é combater, de forma mais eficaz, as possíveis fraudes na obtenção, renovação, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito do órgão, Jorge Assis, os CFCs estão recebendo com muito entusiasmo o novo sistema. “Até o momento, não tivemos dificuldades para a instalação do projeto, já que cada CFC possui as ferramentas básicas para a implantação do Sidtech – um computador, acesso à internet e o programa, que inclui o software, leitor digital e câmera”.

Para o diretor de um dos CFCs de Catu, Eliel da Silva de Jesus, a ideia de monitorar a frequência dos alunos via online vai trazer muitas melhorias para os Centros. “Hoje temos, em média, 200 alunos matriculados. Todos assinam manualmente a frequência. No final das aulas, encaminhamos as listas para a 2ª Ciretran, que é responsável por reencaminhá-las para o Detran-BA. Agora, tudo será mais rápido. A conexão do CFC com o órgão será direta”.

O presidente do Sindicato das Autoescolas e CFC do Estado da Bahia, Abelardo Filho, também está acompanhando a implantação do projeto. Ele enumerou os benefícios que o Sidtech vai proporcionar às empresas como “promover uma melhor gestão, maior velocidade de informação e menos burocracia. O nosso foco é a qualidade no atendimento e, por isso, a importância de se investir em novas tecnologias”.

O Detran-BA já passou por todos os CFCs de Alagoinhas e Catu. Até esta sexta-feira (9) serão atendidos os municípios de Inhambupe, Entre Rios, Esplanada e Rio Real.