O concurso Ideias Inovadoras, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), tem como finalistas a professora doutora Maria Gabriela Bello Koblitz e o mestrando em Biotecnologia Getúlio Freitas Bomfim, ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O concurso integra as ações do Programa Empreende Bahia e conta com o apoio do Sebrae.

Maria Bello Koblitz, que participa na categoria pesquisadores, apresentou trabalho sobre a melhoria do aroma de chocolate por tratamento enzimático em amêndoas de cacau. A pesquisa de Getúlio Bomfim, na categoria mestrandos, diz respeito à descoberta e produção de novos antibióticos a partir de actinobactérias isoladas da terra de cupinzeiros.

A relação dos três primeiros colocados de cada categoria será divulgada em solenidade prevista para 20 de novembro, na Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovação (BahiaTec 2009). O evento será às 15h30, no Bahia Othon Palace, em Salvador, BA.

O concurso Ideias Inovadoras tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na Bahia. Busca promover a participação da comunidade acadêmica e tecnológica no processo empreendedor e o reconhecimento público a projetos inovadores.

Em 2009, foram submetidas 99 propostas, sendo 5 na categoria doutorandos, 33 na graduandos, 6 mestrandos, 21 pesquisadores, 2 na educação profissional e 32 na categoria inventores independentes. Engenharia foi a área com maior número de inscritos – 30% nos projetos submetidos.