O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) buscou parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). A proposta prevê a utilização da ferramenta Business Inteligence (BI), que permite o acompanhamento da condição socioeconômica das famílias pertencentes ao Cadastro Único dos municípios baianos.

Após a utilização do BI, com criação de uma base consolidada desses dados e utilização de ferramentas que permitem a geração de consultas e relatórios com interface interativa e dinâmica, foram identificadas inconsistências nos dados do CadÚnico.

Na busca de soluções para as inconsistências, surgiu a necessidade de um encontro com órgãos do governo federal. O encontro foi na reunião dos fundos da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), no início de setembro, em Brasília, com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e de representantes do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD).

Para o analista de BI da Prodeb, Grimaldo Lopes de Oliveira, os programas sociais têm como objetivo retratar a situação social e econômica da população de todos os municípios baianos. "Dentre as inconsistências do CadÚnico, reportamos divergências entre bairros e endereços dos municípios que serão alvo das próximas atuações da Funcep. Estes problemas restringem ações mais aprofundadas ".

O MDS se comprometeu a sanar os problemas nas próximas atualizações do CadÚnico, em 2010. Esses aperfeiçoamentos só serão possíveis com a unificação da base de endereços do MDS com os da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. "Desta forma é possível facilitar e agilizar o encontro dos cadastrados, aumentar a abrangência dos programas sociais e ajudar a identificar os potenciais beneficiários", acrescenta Lopes.