Dinamizar a gestão pública e dar mais transparências às ações de governo foram alguns dos temas discutidos na abertura do 37º Seminário Nacional de Tecnologia para Gestão Pública (Secop), realizado no Grand Hotel Stella Maris nesta quarta-feira (07). O evento continua até sexta (9).

De acordo com o presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Elias Sampaio, a tecnologia dá possibilidade às administrações públicas de criarem soluções para suas necessidades. Ele citou como exemplo de dinamismo e modernização no Governo do Estado o Sistema de Licenciamento Integrado de Veículos.

Neste sistema, o motorista pode pagar o seu licenciamento anual do veículo do Estado em qualquer lugar do país, por meio de boleto com código de barras disponível na internet e que pode ser pago em qualquer terminal de autoatendimento de agências bancárias do Banco do Brasil, do Bradesco ou pela internet. “O Estado deve ser preparado com toda a infraestrutura tecnológica, sistemas e aplicativos para permitir segurança, conectividade e disponibilidade de acesso aos usuários em suas diversas demandas, via web, preparando o ambiente corporativo para o atendimento ao cidadão", afirmou Sampaio.