Qualificar candidatos beneficiários do Programa Bolsa Família para concorrer às vagas do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), programa da Petrobras de qualificação de mão de obra para área de petróleo e gás. Este é o objetivo do curso preparatório na Bahia, que tem início nesta quinta-feira (22), às 9h, com uma aula inaugural no salão Iemanjá do Centro de Convenções.

Promovido pela Secretaria da Educação em parceria com as prefeituras municipais, Serviço Social da Indústria (Sesi) e as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o curso chega ao segundo ano consecutivo, oferecendo 1,2 mil vagas. Com duração de 80 horas, são ministradas as disciplinas de Português e Matemática, com raciocínio lógico.

As aulas são realizadas em 28 escolas da rede estadual de ensino, em Salvador, e nos municípios de Lauro de Freitas, Candeias e Maragogipe. Para participar, o candidato, que se inscreveu entre os dias 5 e 9 de outubro, precisava ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e ser beneficiário do Bolsa Família.

Bom desempenho

Em 2008, o curso disponibilizou 600 vagas e obteve um desempenho considerado muito bom pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pela organização do Prominp. Além das aulas e material didático gratuitos, o curso possibilita a todos os participantes a inscrição imediata na prova do programa da Petrobras.

Este foi o caso de Rita de Cássia de Souza, aprovada para o Prominp depois de participar da primeira edição do curso preparatório. Para ela, a experiência foi de grande importância para o seu êxito no programa. “Hoje, depois de pegar o meu certificado do Prominp, eu me sinto capacitada para trabalhar na área de petróleo e gás e conseguir um bom emprego”, ressalta.

O Prominp foi colocado em prática pelo Governo Federal, em 2006, para suprir a necessidade de mão de obra qualificada no setor de petróleo e gás natural. Atualmente, o programa está presente em 15 estados brasileiros e já formou cerca de 40 mil profissionais, além dos 38 mil que serão qualificados até março de 2010.

Os cursos oferecidos são de nível básico e superior, em 175 categorias profissionais ligadas ao setor de petróleo e gás. A capacitação é realizada por meio do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que promove os cursos gratuitos e bolsas-auxílio mensais para alunos desempregados.