Um convênio entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Instituto de Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Ambiental (Ideia) para a capacitação e qualificação de 220 catadores de resíduos sólidos que atuam no lixão na cidade de Juazeiro foi assinado nesta terça-feira (27) no município.

Os recursos destinados ao convênio – R$ 380 mil – serão utilizados ainda para aquisição de equipamentos (prensa, balança, carrinhos de coleta, uniformes e equipamentos de proteção individual) e a organização da coleta seletiva no município, que tem hoje uma das piores situações de destinação final de resíduos sólidos.

“É uma realidade cada vez mais comum, nas grandes cidades, esses lixões, mas não podemos naturalizar essa situação, que, além de um grave problema ambiental, é também uma questão social que precisa ser alterada. Esse apoio é o inicio de uma nova jornada para esses trabalhadores”, afirmou o secretário Nilton Vasconcelos.

Com a assinatura do convênio, o Ideia terá como principal tarefa, organizar em cooperativa, os trabalhadores que realizam a coleta de resíduos sólidos. Ao longo de 12 meses, os catadores serão capacitados para administrar as suas atividades e aprenderão técnicas de cooperativismo, gestão, Economia Solidária, coleta e beneficiamento dos resíduos recolhidos e educação ambiental.

Parceira também da ação, a Prefeitura de Juazeiro se propõe a incluir os catadores em programas de alfabetização, regularização dos seus documentos, inscrição em programas de benefícios e de moradia e encaminhamento dos filhos para escola e creches. “O sonho de todo catador é sair da situação do lixão e, agora, com esse convênio, acreditamos que será possível. Vamos melhorar a nossa situação e humanizar o nosso trabalho”, afirmou o representante dos catadores, Raimundo da Silva.

A prefeitura também vai garantir aos catadores, alimentação e transporte para os dias do curso, elaboração de um plano municipal de coleta seletiva, com participação dos trabalhadores, inclusão em programas de alfabetização, regularização dos seus documentos, inscrição em programas de benefícios e de moradia, além de encaminhar seus filhos para escola e creches.