Trabalhadores baianos das mais diversas categorias viveram uma semana muito especial promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS). Na unidade central do SineBahia, os trabalhadores foram contemplados com diversas ações, enquanto na Fundação Luís Eduardo Magalhães participaram de workshops dirigidos aos atletas e artistas. Resultado desta parceria, está prevista a implementação do Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo INSS em todas as ações da Setre.

Nesta quinta-feira (29), a semana terminou com uma palestra do diretor-geral do Regime Geral da Previdência Social, João Donadon, que falou aos servidores da Setre sobre as Políticas de extensão da cobertura a trabalhadores rurais, domésticos, autônomos e microempreendedores no Brasil.

Para Donadon, informar os trabalhadores sobre os direitos e obrigações da Previdência é mais que uma obrigação. “Muitas pessoas não conhecem os seus direitos e nem a quem devem recorrer para receber os seus benefícios. Por isso, pensamos nessa atividade em parceria com a Setre para informar a todos o que deve e o que pode ser feito”.

A Semana da Previdência Social deixou resultados bastante positivos para o conjunto dos trabalhadores baianos. A série de atividades, com ciclos de seminários e palestras, serviu para esclarecer sobre os direitos previdenciários que são oferecidos aos brasileiros que contribuem solidariamente com o sistema.

Reconhecimento 

“O nosso objetivo foi de chamar a atenção da sociedade, e em especial dos trabalhadores, para a importância da proteção social”, declarou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Segundo ele, este é o reconhecimento, por parte do governo da Bahia, de que a extensão da proteção social é um dos pilares para a promoção do trabalho decente no estado.

Para a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, a série de eventos realizada ao longo da semana teve o caráter educativo para os trabalhadores que puderam conhecer a previdência e a proteção de seguridade social.

“Um trabalhador que reconhece os seus direitos sabe também identificar o que é trabalho decente. E isso é fundamental para que possamos, de fato, aplicar os eixos da Agenda em nosso estado”, afirmou Patrícia.

Participaram do lançamento do programa Trabalho Decente, Trabalhador Protegido o secretário de Políticas de Previdência do MPS, Helmut Schwarzer, e o diretor-executivo do Setor de Proteção social da OIT, Assane Diop.