Até maio de 2010, os municípios de Amélia Rodrigues, Maragogipe, Saubara, Itaberaba, Brumado, Correntina, Gandu e Seabra receberão as novas unidades do Sistema Estadual de Intermediação do Trabalho, SineBahia. A Superintendência de Desenvolvimento para o Trabalho (Sudet), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), pretende também lançar uma unidade móvel do sistema para atender as localidades que ainda não tenham bases fixas do SineBahia.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8), durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Trabalho e Renda da Bahia (Ceter-BA), que teve como pauta a posse dos novos conselheiros, a apresentação do Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional da Construção Civil (Planseq), homologação das entidades executoras do Planseq e discussão sobre o plano de Trabalho de 2009.

A partir desta quinta-feira, a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), na bancada de governo, e a Associação dos Bancos do Estado da Bahia (Abeb), na bancada de empregadores, passam a compor o órgão.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e presidente do Ceter-BA, Nilton Vasconcelos, destacou a importância das duas entidades na composição do conselho. “O segmento do turismo é um grande gerador de trabalho e renda e não poderia ficar de fora deste colegiado”, avaliou. Para ele, a Abeb é fundamental para fortalecer as relações com os bancos, que, comumente, financiam as empresas que, por sua vez, geram novas oportunidades no mercado de trabalho.

O plano de Trabalho de 2009, referente ao convênio plurianual único entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo do Estado, correspondente ao período de junho de 2009 até maio de 2010, foi apresentado e aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho. O orçamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), detalhado pela coordenadora Mariângela Menezes, destinará mais de R$ 8 milhões para intermediação de mão de obra, seguro desemprego, qualificação profissional e pesquisas durante o período.