De olho nos agentes de viagem italianos e com o objetivo de fomentar o turismo na Bahia, a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa vão participar da 46ª edição da Italy International Travel Market (TTG Incontri), realizado anualmente em Rimini, na Itália, de 16 a 18 de outubro. A Bahia vai estar presente com um estande institucional junto com a Embratur.

Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, a feira é uma boa oportunidade para estreitar os laços com os italianos. “Hoje, a Itália é um mercado significativo para a Bahia. Além dos vôos charters existentes, estamos negociando um vôo regular, pois já existe fluxo suficiente para que isso aconteça” explicou.

A diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana Decat França, que vai representar o Governo da Bahia durante o evento, ressaltou a importância em participar da TTG. “Esta Feira se constituiu como um dos mais importantes eventos business to business (B2B) da Itália, que a cada edição recebe um maior número de operadores internacionais, proporcionando reuniões com os principais profissionais da indústria italiana de turismo, funcionando assim como um eficiente multiplicador de negócios. Além é claro, de fomentar ainda mais os vôos da Itália para a Bahia”, disse.

Mercado

Considerado um dos mercados prioritários para a promoção do país no exterior pelo Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil, a Itália ocupa o quarto lugar no ranking dos principais países emissores de turistas ao Brasil. Em 2007, aproximadamente de 268,68 mil italianos visitaram o país. Segundo o estudo Demanda Turística Internacional (Embratur/FIPE), 96,6% dos visitantes italianos que vieram ao Brasil declararam ter a intenção de retornar.

A TTG Incontri é a mais importante feira internacional do setor turístico na Itália. Nos três dias do evento são apresentadas ao mercado as principais novidades dos operadores de turismo. Mais de 60% dos visitantes são agências de viagens – que, na Itália, são responsáveis por 90% dos pacotes turísticos vendidos. Em 2008, 34,6 mil pessoas visitaram a feira, mais de mil expositores diretos, que correspondem a 2,4 mil empresas provenientes de mais de 100 países.