A Secretaria de Turismo (Setur), a Bahiatursa e empresários do Trade Turístico de Ilhéus, Itacaré e Maraú realizaram, na última quinta-feira (15/10), em Buenos Aires, na Argentina, um seminário de capacitação para de 110 agentes de viagens. O objetivo foi divulgar e mostrar o potencial turístico destes três destinos. O evento foi realizado no hotel Pestana Buenos Aires.

A ação teve o apoio local do Grupo Brasil Total, uma rede de operadores de Buenos Aires formada pelo Grupo On Line, Ananké, Free Way e Ricale, criada exclusivamente para fortalecer a entrada destes destinos no Mercado Argentino.

O gerente de Relações Internacionais da Bahiatursa para a América do Sul, Victor Lessa, que apresentou uma palestra detalhada sobre Ilhéus, Itacaré e Maraú, ressaltou a importância de ações como esta no fomento do turismo nessa região. “Durante a capacitação, foi possível expor detalhes de cada zona, que são relativamente novas no mercado argentino e que tem atraído muito a atenção dos operadores e agentes de viagens”.

Segundo Victor, esta foi a maior capacitação para agentes de viagens feita pela Bahiatursa durante estes quase três anos de governo. Victor destaca ainda que o próximo passo é aproveitar a Feira Internacional de Turismo na Argentina (FIT), em novembro, para intensificar ainda mais a promoção dos destinos.

Esta ação foi resultado de um Fam Tour organizado pela Embratur com o apoio da Bahiatursa, em 2008, quando os operadores puderam conhecer Ilhéus, Itacaré e Maraú. Após isso, foi dado continuidade com algumas reuniões entre os técnicos da Bahiatursa, empresários dos 3 destinos e os operadores Argentinos, e hoje, há uma grande expectativa para as vendas da alta temporada 2009/2010.

Segundo o representante do Grupo de Operadores Brasil Total, Adrian Feccia, essa região da Bahia demonstra um grande potencial no mercado argentino. “Ilhéus, Itacaré e Maraú são destinos que merecem uma atenção muito especial, já que o nosso grande objetivo é conseguir a criação de um vôo charter entre Buenos Aires e Ilhéus”.

Pesquisas da Embratur revelam que 74 % dos argentinos que visitam o Brasil estão busca de lazer e têm como motivação maior sol e praia, natureza e ecoturismo, sendo que 58% destes turistas ficam hospedados em hotéis, flats e pousadas. Eles gastam diariamente cerca de U$$ 56 e permanecem em média 11 dias no destino.