Mais de 90 amantes da canoagem, vindos de todos os cantos do Brasil, se aventuraram neste sábado (3), pelas águas do Rio São Francisco, no município de Paulo Afonso, a 466 km de Salvador, na região norte do Estado. Eles participaram da Brasil Wild, Bahia Maratona de Canoagem, divididos em duas categorias: a turismo, considerada mais amena com 9 km de percurso e a maratona, com 55 km de remadas até o município sergipano de Belém do São Francisco.

Na categoria turismo, Rafael Neto foi o principal vencedor, chegando à frente de todos os competidores com um tempo inferior a uma hora. Os outros campeões das demais modalidades foram as duplas Carlo e Jefferson (masculino), Anildo e Marta (misto) e Luciana e Camila (feminino).

A Brasil Wild Maratona de Canoagem contou com o patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia, por meio da Bahiatursa. O secretário Domingos Leonelli, que acompanhou a prova em Paulo Afonso, ressalta que os apoios do governo a este tipo de evento incentiva o esporte e projeta a imagem do Estado como destino turístico. “Nesta região, por exemplo, temos o maior cânion navegável do país. O local reúne um grande potencial de belezas naturais e também diversos atrativos para a prática de esportes radicais e turismo de aventura”.

As competições no leito do São Francisco atraíram atletas da Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Sergipe, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Entre eles, a dupla de Maceió, formada por Tom Carvalho e Karla Santa Maria, que disputaram uma prova de canoagem pela primeira vez. “Viemos num grupo de seis e viajamos 320 km só para participar deste evento que reúne esporte, lazer e adrenalina”, disse Tom.