A taxa de ocupação dos hotéis de Salvador, em setembro, cresceu 4,83% em relação ao mesmo período de 2008 e ficou em 67,2%. Os números foram divulgados pelo Conselho Estadual de Turismo, que considera o bom desempenho do turismo na Bahia como resultado, dentre outros fatores, da realização de diversos eventos realizados na cidade.

O presidente do Conselho, Sílvio Pessoa, disse que, apesar do mês de outubro ter começado incipiente, a ocupação voltou a alcançar bons níveis com a chegada do feriado de 12 de outubro.

Na avaliação do presidente da Abav-Bahia, Pedro Costa, a perspectiva para o próximo verão é “boa”. “Tivemos eventos em Salvador que deram uma divulgação e uma projeção muito grande para a Bahia. Paralelamente a isso, as campanhas de lançamento para o São João, como produto turístico”.

Ele lembrou ainda que, no segundo semestre, houve a recuperação da economia brasileira. “Portanto, estamos com todas as possibilidades de termos um verão bastante movimentado”.

Bom momento

Este ano, somente a CVC, maior operadora de turismo do país, comercializou 300 mil pacotes de viagem para a Bahia nos nove primeiros meses. As vendas já são iguais às alcançadas em todo o ano de 2008.

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, acredita num aumento do fluxo já na Primavera, com a estreia da campanha publicitária que será veiculada nos estados emissores como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“Vamos mostrar para todo o Brasil que o verão da Bahia começa nesta estação”, enfatiza o secretário. Dados estimados pela Setur apontam que aproximadamente 3,5 milhões de turistas estiveram na Bahia em 2008.