Os novos produtos e segmentos turísticos da Bahia como o Enoturismo, Turismo Étnico, Stock Car, Espicha Verão e São João foram os principais destaques na abertura da 4ª Convenção Estadual da Abav, nesta sexta-feira (16), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

De acordo com o secretário de Turismo (Setur), Domingos Leonelli, as novas ferramentas fazem parte da estratégia desenvolvida para a gestão do turismo na Bahia, denominada Terceiro Salto, que compreende inovação, com a criação de novos produtos, serviços e segmentos, qualidade e integração econômica.

Na área de qualidade, Leonelli enfatizou os investimentos de R$ 15 milhões em capacitação profissional e a criação de serviços como o Disque Bahia Turismo, que funciona 24 horas, em inglês, português e espanhol. Ele também lembrou que o governo estadual, “em todas as suas esferas”, tem compreendido a importância do turismo para o desenvolvimento da economia baiana.

A ligação do turismo com a economia também foi abordada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, que ministrou palestra sobre “Investimentos, o vetor de desenvolvimento do turismo na Bahia”.

Pinheiro afirmou que o setor deve ser lembrado em todas as ações do governo. “O turismo é transversal. Não deve ser simplesmente encaixado na peça orçamentária, mas pensado estrategicamente em todas as ações de infraestrutura, geração de emprego e renda, saúde e transporte”.

Outro ponto abordado na sua apresentação foi a exploração das potencialidades turísticas para além do litoral e da Região Metropolitana de Salvador. “O Semiarido, a Chapada Diamantina, a região de Juazeiro e do Rio São Francisco agora contam com investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana para possibilitar o desenvolvimento do turismo. Estamos combinando as potencialidades como a fruticultura, produção de grãos, cana, os minérios, a própria estrutura do Rio São Francisco com o turismo náutico, o enoturismo e o turismo religioso, por exemplo”.

O secretário de Planejamento citou a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul, a Hidrovia do São Francisco e a recuperação e duplicação estradas como exemplos da valorização da ligação entre os extremos do estado por dentro da Bahia.

O investimento na aviação regional é outro destaque da prática de desconcentração dos investimentos turísticos, disse o secretário. “Hoje temos a linha Salvador – Lençóis. Queremos estendê-la até Barreiras e Brasília. Estamos discutindo também a linha Salvador- Irecê – Barreiras – Brasília e uma para Paulo Afonso. Com esse cruzamento interno dos vôos, a demanda mais forte de deslocamento dos finais de semana está justamente no turismo”.

Entre os principais investimentos públicos realizados na área estão o projeto de revitalização da Feira de São Joaquim, que receberá R$ 32 milhões, a recuperação de prédios e monumentos no Centro Histórico de Salvador, com R$ 17 milhões, e a construção da estrada Itacaré/Camamu, que envolveu cerca de R$ 103 milhões. “Temos que dar condições físicas no Estado para preenchermos o calendário de atividades e estimular a economia local”, acentuou Pinheiro.

O presidente da Abav-BA, Pedro Costa, defendeu que o trade baiano agregue forças para atrair ainda mais investimentos para o Estado. E ressaltou a criação dos novos produtos e segmentos turísticos, lembrando que o GP Bahia da Stock Car foi muito importante com a divulgação de Salvador como destino, na imprensa nacional e internacional. “A prova também foi responsável por um incremento de 20% na taxa de ocupação hoteleira na capital baiana”.