Começou nesta quinta-feira (19), no município de Camaçari, a Semana Global do Empreendedorismo. O evento é realizado simultaneamente em 90 países, até domingo (22). A feira reúne em um só espaço cerca de 150 expositores dos segmentos imobiliário, automotivo, construção civil, tecnologia da informação, entre outros. Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a feira reúne oportunidades imperdíveis para quem quer abrir o próprio negócio. “A feira apresenta atividades variadas, informação, possibilidade de se relacionar com empresas que já estão no auge e que precisam manter a rede de fornecedores e, a partir daí, surgem as grandes oportunidades”.

O objetivo da semana do empreendedorismo é despertar o interesse empreendedor nas pessoas. Até o final da feira, são esperadas 50 mil visitantes. Para o governador Jaques Wagner, o evento é uma vitrine, de onde podem sair futuros grandes empresários.

“Uma empresa, muitas vezes, começa de um pequeno negócio. E, o Governo do Estado tem que estar ao lado desses pequenos produtores, dando apoio e oferecendo financiamentos, pois, quem já conquistou o mercado de trabalho, já sabe onde encontrar tecnologia e financiamentos”, disse.

Criatividade

Cosme Nascimento enxergou, numa latinha de refrigerante, a chance de abandonar o emprego de gesseiro e virar seu próprio patrão. Há cinco anos, ele transforma o material em brinquedos que fazem a alegria da criançada. “Com a latinha, agente cria helicóptero, carrinhos, bicicletas, brinquedos para as crianças e conservamos o meio ambiente, já que reaproveitamos este material. Além disso, eu percebi que estava me rendendo muito mais fazer os brinquedos do que continuar a trabalhar com gesso”, afirmou.

Cosme ainda não está com produção em larga escala. Mas, Wanderley Moreno, grande empresário, atualmente, também não tinha quando deixou pediu demissão na multinacional onde trabalhava.

“Quando eu deixei meu emprego, só tinha um sonho na cabeça. O de fazer uma revista para mostrar as possibilidades de negócios em cidades, qualquer que fosse a cidade. Comecei com uma cidade pequena, com uma edição pequena e com seis pessoas trabalhando comigo, minha esposa e meus filhos. Hoje, nós crescemos e são 36 pessoas trabalhando num sonho que deu certo”, comemorou.