As oportunidades de negócio entre o Governo do Estado e os micro e pequenos empresários baianos estão entre as principais atrações da Semana Global do Empreendedorismo 2009, realizada a partir de quinta-feira (19) até domingo (22), na Casa do Trabalho, em Camaçari.

Atualmente, estão inscritas, como fornecedoras do Estado, 4.159 empresas ativas, ou seja, aptas para contratar. Para estas e para os interessados em se cadastrar como fornecedores, a Secretaria da Administração (Saeb) levará informações referentes à licitações, contribuindo para compras públicas mais ágeis, transparentes e concorridas, resultado na aquisição de produtos de qualidade pelo menor preço.

No evento, a Saeb vai explicar, por meio de um passo-a-passo, como funciona e quais são as etapas do processo de compras públicas. O foco são as pequenas e microempresas. Servidores da Saeb que atuam na área de licitações públicas vão apresentar, no estande do Governo da Bahia, a legislação e as ferramentas adotadas, o que inclui a utilização do site oficial de compras do Estado, o Comprasnet.ba – www.comprasnet.ba.gov.br. Nessa página da internet, qualquer pessoa pode acompanhar o andamento das licitações do Estado.

Entre as modalidades de negociação com o Governo, a Bahia tem apostado na adoção dos pregões eletrônicos. Nesta forma de licitação, uma sessão pública é realizada em uma sala virtual na internet, que reúne as empresas interessadas em fazer negócio com o Estado. No espaço virtual, os participantes oferecem lances como num leilão reverso, em busca de menores preços.

As secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur) também participarão da primeira edição da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pela Prefeitura de Camaçari, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari, a Câmara dos Dirigentes Logistas, o Sebrae e a Associação do Comércio e Serviços Automotivos de Camaçari.